terça-feira, 1 de março de 2016

MEDICAMENTOS CHINESES EM MAPUTO

Passei pelo Supermercado Horizon Ivato – na Baixa da cidade de Maputo – e surpreendi-me com essa “BULA GIGANTE” acompanhada do referido medicamento. Vou arriscar-me a considerar que algumas pessoas sabem que uma bula fornece informação sobre um determinado medicamento. Trata-se da informação referente à sua composição química, à sua posologia, às suas contra-indicações etc. Porém, a bula aqui apresentada apresenta apenas as finalidades ou funções do medicamento.

Sem julgar as potencialidades ou funcionalidades do referido medicamento, sou tentado a considerar que é necessário obter algumas informações sobre o mesmo. Eis algumas das perguntas que poderíamos ter o prazer de ver respondidas:

Como se chama esse medicamento?
Qual é a sua composição?
Como é que se usa (administração oral, injecção, banho, massagem) e durante quanto deve ser tempo?
O que fazer em caso de efeitos não desejados?
Qual é a dosagem?
Para indivíduos de que idades é recomendável?
Esse medicamento se usa quando a pessoa for batida de que maneira?
Que tipo de dores alivia (Aguda, crónica, cutânea, somática, Visceral)? Todas essas?
Alivia formigueiro nas mãos e nas pernas. Independentemente da sua origem?

Esse medicamento é fantástico!!!

Se me disserem que esse medicamento é como um Deus cujas acções são inquestionáveis, não vou receber com agrado essa informação. Estamos diante dum medicamento que foi humanamente preparado e isso leva-me a considerar, até certo ponto, que os seus efeitos não são sentidos com base na fé. Até pode ser um medicamento religiosamente preparado. Porém, por este estar a ser comercializado num supermercado, os preceitos da Associação de Defesa do Consumidor de Moçambique (DECOM) e os do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) devem ser respeitados.

Associação de Defesa do Consumidor de Moçambique e os do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade, que tal?


Marcos SINATE

Sem comentários:

Enviar um comentário