sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

NÃO HÁ SANITÁRIOS PÚBLICOS. ENTÃO, VOU FAZER AS MINHAS NECESSIDADES NA VIA PUBLICA?

Alguém fotografou esse indivíduo que se encontrava supostamente a urinar no muro da Embaixada Sul Africana e publicou no facebook. A foto vinha com a seguinte legenda “Nem o Muro da Embaixada Sul Africana escapa ao grave Fenómeno "mijatorio"....”.

Achei muito interessante, não o título e nem a foto, mas os cometários feitos sobre esta publicação. Maior parte dos comentários afirma e defende que a acção do indivíduo que aparece na foto é legítima, pois na zona em que ele se encontra não há sanitários públicos. Que coisa! Alguém mais concorda com isso?

Eu concordo com uma parte desses discursos. Realmente, no espaço onde foi tirada a fotografia ou ainda ao longo de toda a avenida Julius Nyerere, não encontramos sanitários públicos. Mas isso não justifica que os cidadãos urinem nas árvores e muros que se encontrem na via pública.


Eu quero acreditar que esse indivíduo não se sentiu aflito exactamente naquele lugar. Esse indivíduo sentiu-se aflito algures e conseguiu deslocar-se até àquele lugar que ele achou como adequado para se aliviar. Se fosse por falta de sanitários públicos, esse indivíduo teria feito as suas necessidades menores em qualquer outro sítio.

Quero ainda acreditar que, naquelas bandas, havia mais pessoas que também estavam aflitas, porém não foram àquele muro e nem às árvores. Tomaram outras atitudes. Porquê?

Marcos SINATE

Sem comentários:

Enviar um comentário