sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A UEM É A MAIOR UNIVERSIDADE DO PAÍS?

Photo de Marcos Sinate.“Afinal qual a maior Universidade Nacional? 1.UEM 2.UP 3. UniLurio 4. UniZambeze? Qual o criterio para a sua definição?” São as perguntas colocadas por Moçambique Sim Moçambique (Um dos membros dofacebook).

Eu aprendi a consumir com um mínimo de cuidado as informações provenientes da imprensa mas também de outras fontes científicas. Os questionamentos são a minha arma para tentar compreender a sociedade. Deste modo, eu faria perguntas sobre quem é a pessoa que afirmou que a universidade Eduardo Mondlane é a maior do país. Que autoridade tem essa pessoa para afirmar isso? Que conhecimentos tem sobre as outras universidades do país? Que critérios usa para afirmar que a UEM é a maior do país? Qual é a relevância de tais critérios para a classificação das universidades moçambicanas? Obtendo respostas para essas perguntas, a compreensão da afirmação segundo a qual a UEM é a maior universidade do país seria facilitada.

Atenção, não estou a dizer se a UEM é a maior do país ou não. Se o dissesse, estaria provavelmente a reproduzir algo que me foi dito nos anos 90. Nesses anos, provavelmente o critério usado foi o número de salas, de cursos, de estudantes, etc. E hoje em dia é provável que os critérios não sejam mais esses.

Marcos SINATE

Sem comentários:

Enviar um comentário