sábado, 30 de janeiro de 2016

Residentes do Bairro Chinonanquila - Km16 contra os riscos de acidentes de viação




Faltam mais ou menos sete dias para o arranque do ano lectivo escolar (Sistema Nacional de Educação) em Moçambique.

Neste nosso Moçambique, a agitação de alunos (que vão às escolas e outros que voltam das mesmas) será uma das realidades mais visíveis nas estradas das cidades, municípios, postos administrativos etc., como tem acontecido anualmente.

Não são raras as vezes em que ouvimos casos de acidentes de viação de tipo atropelamento. Alunos são atropelados por veículos automóveis que circulam em alta velocidade nas zonas em que existam escolas. Alguns automobilistas não respeitam a sinalização que indica a existência duma escola nas zonas por onde circulam (quando os ditos sinais existem, claro!)

Para evitar a ocorrência de acidentes de viação nas estradas do Bairro Chinonanquila – Km 16, em Boane, os residentes deste bairro resolveram criar lombas nas proximidades das escolas. Essas lombas são feitas com base numa mistura de areia e pedras.  Assim, os carros têm a obrigação de reduzir a velocidade e consequentemente reduzem-se os riscos de acidentes de viação.

Mas, como diz o ditado “Não há bela sem senão”. As lombas não são acompanhadas da respectiva sinalização, o que pode provocar acidentes sobretudo à noite.

As lombas são necessárias, pois têm a sua funcionalidade na redução de riscos de acidentes de viação. Contudo, estas devem ser acompanhadas de sinais a partir dos quais os automobilistas se possam orientar. É necessário que essas lombas sejam claramente visíveis também no período nocturno para evitar outros tipos de acidente (capotamento, despiste, quebra de peças das viaturas etc).

Felicito os residentes do Bairro de Chinonanquila – Km16 por esta iniciativa. Esse é um exemplo a seguir!

Abram o olho...

Marcos SINATE

Sem comentários:

Enviar um comentário