quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Montes de betão nas estradas de Maputo. Porquê?

Qual é o condutor que nunca teve que sair da sua faixa de rodagem para contornar um monte ou montes de betão que se encontram no meio da estrada? Se não o(s) contorna, pelo menos passa por cima dele(s)? É confortável, não é?  

Pois é, para além do local onde decorrem as obras de construção civil na cidade de Maputo, camiões usados para o transporte de betão para os locais em que decorrem as obras, sujam e danificam as estradas com restos de betão. Porquê? Será uma maneira de fazer a limpeza dos seus camiões? Será por negligência dos preceitos da postura urbana? Quando ''acidentalmente'' o camião despeja betão na estrada, o que é que o condutor deve fazer?
 
As avenidas Vladimir Lenine, 25 de Setembro, Filipe Samuel Magaia e Julius Nyerere são exemplos da realidade acima descrita. Depois da descarga do betão na obra, não se tem o cuidado de verificar se há sobras de betão dentro do camião que possam cair durante a sua marcha ou mesmo se o equipamento da descarga está completamente limpo. Resultado, o betão encontra-se espalhado por quase todas as ruas e avenidas da cidade de Maputo.
Como cidadãos deste país e deste município gostaríamos de ver esta realidade invertida. Os cidadãos (automobilistas), o meio ambiente e o espaço físico urbano merecem o respeito de todos. Já temos o problema dos buracos nas estradas; temos o problema dos buracos nos passeios (que perigam a saúde do cidadão), temos o lixo (problema já quase minimizado mas permanece), etc. que precisam de ser resolvidos.
Então, senhores construtores de edifícios, tentem respeitar as normas de higiene e segurança nos vossos locais de trabalho e em todos os locais por onde passam os vossos camiões transportadores de betão.

Juntos por estradas livres do betão, das covas e do lixo.

Abram o olho!
Marcos SINATE

Sem comentários:

Enviar um comentário