terça-feira, 24 de novembro de 2015

HÁ UM SORRISO QUE NOS (DES)LIGA?

Vamos deixar viajar a nossa imaginação. Vejo duas possíveis interpretações dessa publicidade: A primeira é que a mensagem (“Há um sorriso que nos liga”) é dirigida aos beneficiários dos serviços da MCel e a segunda é que, embora haja ou tenha havido uma espécie de rivalidade entre a MCel e a Vodacom há um sorriso que os liga. Passo a explicar esses dois posicionamentos nos parágrafos a seguir.

Na primeira visão, há um processo de alargamento da rede de clientes da MCel o que significa que todos os clientes desta empresa estão supostamente ligados entre si por um sorriso. (Concordo que tudo isso seja marketing!). 

Se esse facto tivesse alguma relação com a realidade social, não precisaríamos perguntar que rede telefónica a pessoa usa ao pedirmos o seu contacto, em primeiro lugar. Em segundo lugar, correríamos sérios riscos de nos enganarmos pois há indivíduos que usam Vodacom ou outras redes de telefonia e que se ligam aos outros pelo sorriso. Em terceiro lugar, há indivíduos que usam MCel mas que não sorriem por nada (incluindo alguns funcionários desta empresa que supostamente usam essa rede). Finalmente há aqueles indivíduos que sorriem sem sequer ter telemóvel e ligam-se, mesmo assim, aos outros.

Na segunda visão, precisamos de nos lembrar um pouco das publicidades que eram feitas pela MCel e pela Vodacom nos anos de 2006 a mais ou menos 2012. Parecia que as duas empresas estavam a atacar-se uma a outra. Por exemplo, bónus yó-yó que era transformado em bónus nhô-nhô, apresentava-se um indivíduo que se fazia passar por alguém (que fazia o papel dum estrangeiro) que não sabia dançar marrabenta (música de António Marcos) ou ainda falava português com um sotaque de estrangeiro não falante do português, quando uma das empresas atingiu o cliente 1 milhão, apareceu a outra a dizer que era um milhão desenrascado, etc. Espero que se lembrem destas e de outras publicidades da época.

Nesta imagem, estamos a ver a MCel (com a sua possível falência anunciada nos órgãos de informação) mostra à Vodacom que existe algo que as liga – um sorriso. Para quem leu um pouco sobre os significados do sorriso, sabe que este pode ser uma forma de revelar fraquezas escondidas. Será o caso da MCel?
Se quisermos, podemos ainda extrapolar a nossa imaginação e dizer que, havendo um sorriso que liga a MCel e a Vodacom, não há diferenças entre usar os serviços duma ou da outra. Embora a qualidade dos serviços possa não ser a mesma, o que acontece no fundo é que todos usamos os serviços dessas duas empresas para a comunicação no nosso quotidiano.

Para finalizar, tenho a referir que o lugar onde as publicidades são colocadas, em termos da proximidade ou não do lugar onde se encontra uma empresa prestando os mesmos serviços ou semelhantes, não tem grande prática. Penso assim pois constato ultimamente que os utilizadores dos serviços da MCel, Vodacom e Movitel usam cada uma dessas redes em função da qualidade dos serviços específicos que cada uma delas oferece, do número de contactos duma determinada rede que o indivíduo tem na sua lista, da publicidade boca-a-boca que se desenvolve com uma relativa rapidez na sociedade, entre outros.

Marcos SINATE

Sem comentários:

Enviar um comentário